Conheça mais sobre este gênero literário e confira 5 dicas de livros para introduzir os pequenos neste universo.
Hoje, dia 02 de Janeiro, é comemorado o Dia da Ficção Científica. Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre esse gênero que desafia nossa imaginação e conecta a ciência ao fantástico.
A data foi escolhida como o da Ficção Científica nos Estados Unidos em homenagem ao aniversário de Isaac Asimov, considerado por muitos o pai da ficção científica. Porém o Dia da Ficção Científica Brasileira é celebrado em 11 de dezembro, em homenagem a Jeronymo Monteiro, considerado o pai da ficção científica brasileira.
Quem foi Isaac Asimov?
Isaac Asimov foi um escritor norte-americano de ficção científica, mistério, fantasia e não-ficção. Ele é conhecido o pai da ficção científica por ser o idealizador das três leis da robótica, que aparecem no livro Eu, Robô, de 1950 e que virou filme em 2004 estrelado por Will Smith.

Mas o que são as Três Leis da Robótica?
As Três Leis da Robótica são um conjunto de regras criadas por Isaac Asimov para controlar e limitar o comportamento dos robôs em suas obras de ficção científica. As leis são:
- Um robô não pode ferir um ser humano ou permitir que um humano sofra algum mal
- Um robô deve obedecer às ordens dos humanos, exceto quando essas ordens entrem em conflito com a primeira lei
- Um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores
Porém, vale salientar que essas leis foram criadas como um recurso literário e não como uma forma de proteger os humanos dos robôs. O gênero de Ficção Científica costuma utilizar muitos elementos da ciência em sua narrativa, muitas vezes até prevendo tecnologias que irão surgir no futuro e se tornarem comuns, como smartfones e as IA (inteligência artificial).
Sendo assim, é muito sutil a linha que separa o real do imaginário, sendo muitos elementos atribuidos ao mundo real. Um exemplo claro são as três leis da robótica.
Você sabia que o primeiro livro considerado ficção científica foi Frankenstein, de Mary Shelley?
Frankenstein é o relato da história de Victor Frankenstein, um estudante universitário que cria um monstro a partir de partes de vários cadáveres. O livro foi publicado em 1818 e explora os limites éticos da criação científica, apresentando reflexões sobre o papel da ciência na sociedade.
A obra faz parte da cultura pop sendo retratada em vários momentos ao longo dos anos no cinema, literatura e dramaturgia. Se você ainda não leu esse icônico livro de ficção científica, deixo um link para você adquirir AQUI seu exemplar.

Crianças em geral adoram histórias relacionadas a temática de ficção científica, pois envolvem ciências, imaginação e muita aventura. Livros nessa categoria podem ser uma ótima porta de entrada dos pequenos no universo das letras.
Aqui vai uma lista de 5 sugestões de livros de ficção científica para você ler com os pequenos:
01 – Uma Dobra no Tempo – Madeleine L’Engle
A história segue Meg Murry, seu irmão Charles Wallace e seu amigo Calvin em uma viagem intergaláctica para salvar o pai deles. Eles enfrentam forças sombrias enquanto exploram conceitos como física quântica, dimensões e amor.

02 – O Robô Selvagem – Peter Brown
Roz, um robô, acorda sozinha em uma ilha deserta e aprende a sobreviver em meio à natureza selvagem. A narrativa explora a interação entre tecnologia e meio ambiente, com uma bela mensagem de amizade e adaptação.

03 – Coração de Tinta – Cornelia Funke
Uma história que mistura ficção científica com fantasia. Meggie descobre que seu pai pode trazer personagens literários à vida ao ler livros em voz alta, o que os leva a uma emocionante aventura.

04 – Frank Einstein e o Motor de Antimatéria – Jon Scieszka
Frank Einstein é um jovem cientista que cria robôs inteligentes e inventa tecnologias incríveis. Este livro combina humor, ciência real e uma boa dose de imaginação.

05 – Astrossauros – Steve Cole
Uma série sobre dinossauros que viajam pelo espaço e vivem aventuras incríveis enquanto pilotam suas naves. É como Guia do Mochileiro com dinossauros e muito humor.

A ficção científica nos lembra que o futuro é um território a ser explorado, cheio de possibilidades incríveis e aprendizados valiosos. Seja nas páginas de um livro ou na tela do cinema, essas histórias nos desafiam a sonhar, questionar e imaginar um mundo além do que conhecemos.
Hoje, celebramos não só as aventuras intergalácticas, mas também a criatividade humana que transforma ciência e imaginação em arte.
Deixe um comentário